exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

CES

CES: Hyundai Elevate é um carro que anda sobre quatro “patas”

A Hyundai está a demonstrar um conceito de um carro que pode andar sobre quatro “patas” indicado para missões de salvamento e até para o espaço

  • 333

Exame Informática

O Elevate está a ser descrito como o «Ultimate Mobility Vehicle» pela Hyundai durante a CES. O carro tem quatro patas e consegue andar sobre estas, como um animal, com o objetivo de chegar a locais de difícil acesso. O cenário mais fácil de imaginar é o de equipas de socorro que precisam de chegar a montanhas, florestas ou zonas rochosas. Outras vantagens do Elevate passam por ser elétrico e ter um design modular, que faz com que possa ser facilmente adaptado.

O The Verge explica que a abordagem com quatro patas faz com que o Elevate se possa mover como um mamífero ou um réptil. Ao olhar para as imagens do Elevate, lembramo-nos da sonda Mars Rover, algo que a Hyundai diz ser intencional pois a tecnologia de base pode ser usada também para veículos de exploração espacial. Por outro lado, o carro pode também ser útil para pessoas com dificuldades motoras, ajudando-as a mover-se de forma mais fácil e contornando obstáculos como escadas.

O conceito foi apresentado na CES deste ano, mas a fabricante automóvel apresentou apenas um modelo à escala de 1/8. Ainda não há datas para a criação de um protótipo, nem quando o poderemos ver nas estradas.