exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Conteúdo Patrocinado

Voz super veloz

O que é o VoLTE, o serviço de voz 4G da Vodafone, e por que razão o devia estar a usar?

  • 333

TiN Brand Studio

Sabia que o seu telemóvel topo de gama, último modelo, ultra potente e rápido “anda para atrás” sempre que realiza uma chamada? Para um tempo em que só havia redes em 3G? O problema não é do telemóvel, mas sim do 4G, que não permite realizar chamadas telefónicas a menos que utilize o VoLTE (de Voice over Long-Term Evolution), um standard internacional de comunicações em alta velocidade. Em Portugal apenas a Vodafone disponibiliza esta tecnologia, estando neste aspeto vários furos acima da concorrência.

A grande maioria das chamadas que realizamos funciona bastante bem, com áudio claro e sem interrupções de maior. Desta forma, por que razão é o VoLTE assim tão importante? Imagine que durante uma chamada necessita de aceder à internet – não será necessária grande imaginação, uma vez que esta situação já lhe deve ter ocorrido –, nessa altura vai descobrir que o telemóvel navega a uma velocidade bem mais lenta do que a habitual. Imagine agora que essa chamada é de um cliente, que este lhe enviou alterações ao contrato por e-mail e precisa de descarregar o ficheiro para perceber exatamente que alterações são essas e como lhe pode responder… Nesse momento não vai querer ficar à espera, pois não?

Isto acontece porque, ao contrário das redes 2G (GSM) e 3G (UMTS), que foram originalmente desenhadas para transportar apenas voz, e às quais foram depois acrescentadas funcionalidades para poderem transmitir dados, com o 4G (LTE) passou-se precisamente o contrário: foi pensado para a transmissão de dados e não para as comunicações tradicionais. Foi por isso introduzido um protocolo – o VoLTE – que permite fazer chamadas com maior qualidade e som em alta definição, devido à sua navegação numa largura de banda bastante superior. A conexão entre os dois equipamentos torna-se mais rápida e permite ainda poupar bateria, uma vez que o telemóvel já não necessita de alternar entre as redes 4G e 3G. A permanência na rede 4G durante a chamada permite também transmitir vídeo durante uma chamada para um número normal, sem a necessidade de recorrer a aplicações como o Skype.

O VoLTE não está acessível a todos os utilizadores, e é essencial que ambos os equipamentos ligados sejam compatíveis com esta tecnologia e estejam conetados a uma rede que a suporte. A maioria dos equipamentos posteriores a 2016 já é compatível com o VoLTE, no entanto poderá consultar este link para mais detalhes sobre este serviço e como o ativar. A Vodafone Portugal foi uma das pioneiras desta tecnologia a nível europeu, tendo inclusivamente iniciado o serviço na primeira vaga em 2015, e permanecido na vanguarda desde então.

  • 333