exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

IFA

Huawei anuncia processador móvel Kirin 990 com 5G integrado

O Kirin 990 5G é um processador para smarthones que integra, num único chip, as capacidades de processamento e de comunicações 5G. E tem uma série de "truques" para bater a concorrência em desempenho e consumo energético.

  • 333

Foi com um videoclipe do grupo Rammstein sobre liberdade que a Huawe iniciou a conferência que abriu a IFA 2019. Uma clara alusão ao que se passa com o bloqueio dos Estados Unidos à marca chinesa. Se dúvidas houvesse, o mesmo foi lembrado em palco antes da entrada do CEO da Huawei, Richard Yu que veio dar a grande novidade: o processador Kirin 990 5G. Este é, segundo a Huawei, o primeiro processador para smartphones que integra as comunicações 5G no mesmo chip. Uma diferença significativa para os concorrentes diretos que integram o 5G através de um segundo chip dedicado às comunicações. Contudo, há que salientar que a Samsung revelou há dias o Exynos 980, que tem características similares a nível de integração do modem 5G no CPU.

Esta solução consegue, segundo a Huawei, um desempenho médio superior a 10% do que o Snapdragon 855 e um consumo energético médio 10% inferior ao concorrente direto. Isto em tarefas "normais" porque, segundo a marca chinesa, as diferenças são maiores e 5G. Nesta rede de nova geração, Richard Yu garante que o Kirin 990G 5G gasta até menos 44% de energia que as soluções concorrentes enquanto consegue ser bem mais rápido, sobretudo em redes 5G com cobertura reduzida - o que será de esperar nos primeiros anos.

Características técnicas

Como o Kirin 980, o novo 990 (com ou sem 5G) é produzido segundo o processo de fabrico de 7 nanómetros, o mais avançado atualmente disponível. Mas o interior é muito diferente. Como se pode ver na imagem acima, o 990 tem oito núcleos de processamento agrupados em três tipos de microarquitetura para garantir a máxima eficiência em todos os tipos de utilização. Ainda mais impressionante é o número de núcleos do processado gráfico (GPU) integrado no mesmo chip: 16 núcleos.

  • 333