exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

E se puder espreitar para o interior do seu frigorífico enquanto faz compras no supermercado?

A Samsung pretende revolucionar a forma como interagimos com os eletrodoméstico através de ligações entre estes aparelhos e os smartphones.

  • 333

Sérgio Magno, no Mónaco

Os Family Hub parecem ter nascido da fusão entre um frigorífico e um tablet gigante. Aliás, o enorme ecrã (21,5 polegadas) tátil sobressai quando olhamos para a nova geração de frigoríficos da Samsung. Neste ecrã é possível fazer praticamente tudo o que fazemos num tablet, desde controlar a agenda, consultar uma receita ou reproduzir conteúdos multimédia, como música e vídeo. Mas os frigoríficos foram criados, sobretudo, para preservar alimentos. O que, naturalmente, os Family Hub fazem, recorrendo a todas as tecnologias mais sofisticadas para manter o frio sem retirar humidade aos alimentos. Mas o mais inovador é a ligação remota, que permite ao utilizador espreitar para dentro do frigorífico mesmo que esteja a fazer compras a muitos quilómetros de distância. Deste modo, é possível verificar, por exemplo, se ainda há ovos ou se o leite está a acabar.

Esta ligação remota vai ficar disponível em todos os eletrodomésticos Samsung. Aliás, a marca sul-coreana garante que todos os seus dispositivos vão ter ligação à Internet até 2020. No Smasung Forum, que decorre no Mónaco, a Samsung apresentou outros exemplos que estão já a chegar ao mercado, como é o caso da máquina de lavar roupar AddWash e do aspirador robótico Powerbot. Estes dois aparelhos podem ser controlados via app para smarpthone. O que quer dizer, por exemplo, que podemos mandar o aspirador limpar uma divisão da casa enquanto estamos a trabalhar – o aparelho tem a capacidade de mapear as diferentes divisões. O mesmo é válido para a máquina de lavar roupa AddWash, que tem ainda a particularidade de permitir-nos adicionar roupa depois de a máquina ter começado a trabalhar. Ou seja, podemos lavar aquela t-shirt que ficou esquecida no canto do quarto sem esperar por uma outra lavagem. Se se não gosta de ouvir a máquina enquanto está a cozinhar, é simples: use o smarpthone para pausar o ciclo de lavagem.

Estes novos produtos da Samsung vão chegar ao mercado nos próximos meses.

  • 333