exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Carros

Faraday Future revela um supercarro elétrico

O FFZero 1 é apenas um protótipo que parece ter sido construído para o Batman, mas este carro demonstra a visão da mais recente marca de automóveis, a Faraday Future.

  • 333

A Faraday Future (FF) tem dado que falar. Ou não fosse esta considerada por muitos a maior startup de todos os tempos. A nova empresa não tem ainda qualquer produto em comercialização, mas já reuniu investimentos de cerca de mil milhões de dólares e já contratou algumas centenas de engenheiros, muitos dos quais vindos de outras empresas de referência da indústria automóvel.

Apontada muitas vezes como uma “nova Tesla”, já se sabe que a Faraday Future vai produzir carros elétricos com uma forte base tecnológica. Aliás, não é por acaso que a empresa escolheu a CES, a maior feira de tecnologia dos Estados Unidos, para apresentar o FFZero 1.

Este protótipo tem apenas lugar para o condutor, que fica inclinado num ângulo de 45º e tem à sua disposição um sistema de alimentação de água e ar para o capacete. O smartphone posicionado no centro do volante é outra das novidades deste veículo, que será capaz de atingir os 100 km/h em menos de 3 segundos.

Mas talvez mais interessante que o FFZero 1 seja o anúncio da plataforma que a marca vai utilizar para construir os modelos comerciais. Denominada Variable Platform Architecture, esta base de fabrico deverá, segundo a FF, permitir a produção de vários modelos diferentes, seja no número de motores, capacidade de baterias ou dimensão do carro. Deste modo, a empresa deverá ser capaz de manter os custos de produção baixos e de poder adaptar rapidamente a linha de produção a novos modelos. Aliás, apesar de a FF ainda só ter um ano e meio de idade e nem sequer ter ainda uma fábrica, os responsáveis da empresa dizem que fão ter o primeiro carro de produção pronto em apenas dois anos.

  • 333