exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Carros

Autocarros autónomos testados no trânsito de Helsínquia

Paulo Matos

  • 333

Os EZ10 circulam a cerca de 10 km/h e transportam um máximo de nove pessoas. Os testes vão continuar até meio do próximo mês.

Paulo Matos

Paulo Matos

Jornalista

Os condutores de Helsínquia, a capital da Finlândia, têm-se deparado com uma nova espécie de veículo nas estradas: o EZ10, um autocarro elétrico e autónomo. Refira-se que os veículos autónomos estão a ser testados um pouco por todo o mundo, mas esta é uma das raras situações (um autocarro da Mercedes na Holanda também o fez recentemente) em que está a ser usado um cenário real. E isto apenas é possível porque a legislação finlandesa não refere explicitamente que, para uma viatura circular nas ruas, tenha de ter um condutor.

Atualmente estão a ser testados dois EZ10, que deverão estar em circulação até meio do próximo mês, avança a Cnet. A longo prazo, o objetivo passa por incluir estes autocarros autónomos na rede de transportes públicos. Contudo, para que tal venha a acontecer, serão necessários vários acertos, pois, para já, cada viatura só consegue transportar um máximo de nove pessoas e circula a cerca de 10 km/h.

Pode saber um pouco mais no vídeo abaixo.

  • 333