exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Carros

Volvo e Uber fazem parceria para ter carros autónomos a circular já este ano

Pittsburgh vai receber os primeiros testes já este mês e até ao final do ano estes carros autónomos deverão ser usados pela Uber em serviços da região. Os primeiros clientes a utilizá-los terão direito a viagens gratuitas.

  • 333
Paulo Matos

Paulo Matos

Jornalista

Os carros autónomos começam a deixar de ser o futuro para se assumirem como o presente. Esta semana a Ford tinha manifestado a intenção de ter uma frota de veículos autónomos e um serviço de partilha de viagens a funcionar em 2021 e agora a Volvo e a Uber anunciaram uma parceria que tem o mesmo intuito. A principal diferença é a data: os carros deverão começar a circular já este ano.

Mas vamos por partes. O anúncio deste acordo significa que Volvo e Uber vão investir, sensivelmente em partes iguais, 300 milhões de dólares (cerca de 265 milhões de euros) no desenvolvimento de veículos totalmente autónomos. De acordo com a Bloomberg, o ponto de partida será o chassis do XC90, com a Volvo a fabricar os carros e a Uber a ser responsável pelo sistema de condução autónoma.

Os primeiros testes vão começar a ser feitos já este mês em Pittsburgh e o objetivo é que estes carros autónomos comecem a servir os clientes da região ainda este ano, revela a Cnet. Está até previsto que, no início, de cada vez que um utilizador solicitar um Uber e lhe aparecer um veículo autónomo a viagem seja gratuita, sendo que as viaturas serão enviadas de forma aleatória.

Refira-se que esta parceria não acarreta exclusividade. Isto é, a Volvo vai continuar a desenvolver os seus próprios sistemas de condução autónoma e a Uber manterá colaborações com a Ford e a Toyota, por exemplo.

  • 333