exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Carros

Carro autónomo da Google vai detetar veículos policiais e encostar automaticamente

A patente registada pela Google prevê que o carro autónomo consiga detetar situações de emergência em que não tem necessariamente de cumprir as regras de trânsito com extremo rigor.

  • 333
Paulo Matos

Paulo Matos

Jornalista

A Google registou uma patente que mostra que os carros autónomos da empresa serão capazes de identificar automaticamente veículos policiais que se encontrem a circular em situações de emergência e cederão passagem aos automóveis das autoridades.

De acordo com o The Next Web, a deteção é feita através do reconhecimento das luzes rotativas azuis e vermelhas típicas da polícia, sendo que o princípio também poderá ser aplicado a ambulâncias, por exemplo.

Esta patente tem como objetivo ajudar o carro autónomo a lidar com situações de trânsito invulgares. É que a viatura da Google está programada para cumprir as regras de trânsito, mas existem casos em que é necessário fazer adaptações, como uma perseguição policial. Assim, quando o carro detetar um automóvel das autoridades em marcha de emergência, irá fazer uma manobra que lhe permita ceder a passagem, podendo mesmo chegar a encostar na berma.

  • 333