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Cockpit virtual - Audi A4 Avant 2.0 TDI 190 CV com MMI Plus

O novo sistema de infoentretenimento da Audi inclui a opção de um autêntico cockpit virtual, que apresenta a informação ao condutor de modo contextual e com um grafismo bastante rico. Tecnologia produzida em Portugal pela Bosch.

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O MMI Plus é a mais recente versão do sistema de infoentretenimento da Audi. Esta tecnologia é produzida em Porugal

O MMI Plus é a mais recente versão do sistema de infoentretenimento da Audi. Esta tecnologia é produzida em Porugal

Audi A4 Avant 2.0 TDI 190 CV com MMI Plus
Desde €54.499

(artigo originalmente publicado na Exame Informática nº 253)

O Virtual Cockpit da Audi é a nova referência a bater no que concerne à interface apresentada ao condutor no ecrã frontal, que substitui os tradicionais mostradores. Além da qualidade elevada, com uma definição do melhor que se faz no mercado, a melhor característica do sistema é o modo como se adapta ao contexto de utilização.

Facilmente podemos, por exemplo, alterar a dimensão relativa dos elementos apresentados no ecrã. Por exemplo, diminuir os mostradores (velocímetro e conta rotações) para dar mais espaço para o mapa. Tudo é fácil de controlar a partir dos comandos ao volante ou via o Audi jog shuttle (roda, que funciona como stick clicável e com painel tátil) colocado junto à manete das mudanças.

O sistema de navegação tem por base os mapas da Google

O sistema de navegação tem por base os mapas da Google

O controlo por botões e jog shutlle revela-se mais seguro em utilização do que os que cada vez mais comuns ecrãs táteis. Isto porque não nos obriga a desviar tantas vezes os olhos da estrada. A introdução de endereços no sistema de navegação é um bom exemplo disso mesmo: podemos usar o método mais tradicional de escolher, com o jog shutlle, cada uma das letras, mas também podemos usar o dedo para desenhar as letras no touchpad (reconhecimento muito eficiente). Sempre sem tirar os olhos da estrada.

Os mapas podem ser fotográficos graças ao Google Maps e à ligação de dados disponível. No momento de compra, é possível optar por uma ligação de dado no próprio carro ou recorrer ao smartphone do condutor. Os serviços conectados da Audi, que incluem informação Google, notícias, são apenas gratuitos durante um período limitado. E, infelizmente, neste carro a opção Virtual Cockpit, em conjunto com os módulos de conectividade e de navegação, ultrapassa os 5 mil euros.

Tudo neste carro está no sítio certo. E não nos referimos apenas ao infoentretenimento. A posição de condução está muito bem conseguida, ajudando a reforçar o caráter desportivo da versão ensaiada, onde os 190 cavalos de potência permitem uma condução mais atrevida. Por outro lado, se formos mais sensatos, é perfeitamente possível conseguir consumos reais na casa dos 6 litros aos 100 km.

Laboratório

Interface Muito bom
Navegação Muito bom
Comunicações Bom
Aux. à condução Muito bom

Desempenho: 4,5
Características: 4,5
Qualidade/Preço: 3

Global: 4

potência 190 CV (gasóleo) • Binário máx. 400 Nm • Acel. 0-100 km/h 7,9 s • Emissões CO2 109 a 116 g/km • Vel. máx. 231 km/h • Consumo indicado: 3,8 a 5 l/100 km/h • Consumo testado: 6,3 l/100 km/h • Dimensões: 2,022x1,434x4,725 m (LxAxC)

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