exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Carros

Google põe travão no projeto do carro autónomo

O veículo sem volante e sem pedais vai ser reformulado e a Google vai passar a privilegiar parcerias com fabricantes de automóveis.

  • 333
Paulo Matos

Paulo Matos

Jornalista

A Google vai abandonar o projeto que visava construir um carro autónomo sem volante e pedais. A notícia é avançada pelo The Information, que refere igualmente que a empresa vai privilegiar parcerias com fabricantes de automóveis e que está a estudar a possibilidade de lançar um serviço de partilha de viagens em veículos autónomos no final do próximo ano.

Para já, a Fiat Chrysler está a produzir um novo protótipo para a Google baseado numa carrinha Pacifica. No caso de os testes serem bem-sucedidos, este será o veículo utilizado no tal eventual serviço comercial.

Contudo, a mudança estratégica não parece ser consensual dentro da Google, com Sergey Brin, cofundador da empresa, a defender que deveriam levar o projeto de construção de um carro autónomo de raiz até ao fim. Por sua vez, Larry Page, CEO da Alphabet, e Ruth Porat, CFO da companhia, acreditam que a produção de um automóvel sem volante e pedais não é praticável no cenário atual.

[Atualização]

Entretanto, a Google – ou melhor, a Alphabet – confirmou a criação de uma divisão chamada Waymo, que estará focada em tecnologia para carros autónomos. Curiosamente, esta notícia vem confirmar um rumor de que demos conta precisamente há um ano.