A Noruega é líder mundial na adoção de veículos elétricos. Neste país do norte da Europa, cerca de 30% dos carros vendidos são elétricos ou híbridos plug-in. E foi esta a razão que a Opel apresentou para iniciar as vendas do Ampera-e na Noruega: «a escolha do mercado norueguês para inaugurar a fase de encomendas do Ampera-e prende-se com o facto de se tratar do país onde a mobilidade elétrica é mais popular, devendo atingir em breve um total de 100 mil veículos elétricos em circulação. Na Noruega, estes veículos estão isentos de impostos sobre a aquisição e pagam uma taxa de circulação baixa. Os noruegueses que utilizam automóveis elétricos não pagam portagens, passagens de ‘ferries’, nem estacionamento urbano, ao mesmo tempo que podem utilizar as faixas ‘Bus’ destinadas a autocarros».
O Ampera-e anuncia uma autonomia NEDC superior a 500 km, valor que traduz em quase 400 km em utilização realista. De acordo com a Opel, o ritmo de carregamento da bateria num posto de carga rápida é de cerca de 150 km em meia hora.
Na Noruega, o Ampera-e é vendido por pouco mais de 32 mil euros.
Relativamente a Portugal, a Opel ainda não tem data de lançamento oficial, embora a Exame Informática saiba que o objetivo atual passa por iniciar as vendas na primeira metade de 2017 com um preço base inferior a 40 mil euros.
No que diz respeito a veículos elétricos puros com grande autonomia e preços mais convidativos, o Ampera-e tem como principais concorrentes o novo Zoe 40 com bateria de 41 kWh (autonomia NEDC de 400 Km), o Hyundai Ionic (autonomia NEDC de 280 km) e o Nissan Leaf de 30 kWh (autonomia NEDC de 250 km).