exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Carros

Renault desenvolve Kadjar específico para Portugal

O SUV da Renault chega a Portugal mais de um ano e meio depois de ter sido apresentado no resto da Europa. A culpa terá sido das portagens e solução para evitar a Classe 2 é inovadora

  • 333

Já outros fabricantes se queixam do mesmo: quando um carro tem mais de 1,1 metros de altura medidos sobre o eixo frontal, o veículo passa automaticamente a Classe 2 nas portagens. O que acontece com o Kadjar, o SUV da Renault para competir no segmento médio. E, segundo os responsáveis da marca em Portugal, esta terá sido a razão para o Kadjar não ter entrado no nosso mercado. O que agora acontece, depois de a Renault garantir que este automóvel pode ter Classe 1 nas portagens quando a utilizar Via Verde graças a uma solução inovadora.

Made to Portugal

Outras marcas com a mesma queixa optaram por rebaixar as suspensões de modo a respeitar o limite de 1,1 metros. Mas a Renault aproveitou outra exceção da lei: se o carro tiver 5 ou mais lugares e um peso bruto acima dos 2300 kg, então pode ter Classe 1. Como o Kadjar 4x2, o único que vai ser comercializado em Portugal, não chegava a esse peso bruto, a Renault desenvolveu uma versão específica para o nosso país, que utiliza a estrutura autoportante reforçada das versões 4X4 e de um eixo traseiro multibraço, também oriundo da versão 4X4, com afinação específica para a versão 4X2. Segundo a Renault, apesar de esta mudança elevar o peso do carro em pouco menos de 50 kg, o resultado é um melhor comportamento dinâmico e maior conforto.

O Kadjar é maior que a maioria dos concorrentes diretos, com 4,5 metros de comprimento, 1,84 metros de largura e uma altura ao solo de 20 cm, que convida a algumas aventuras em trilhos não asfaltados.

A bordo encontramos a mesma tecnologia de alguns dos modelos mais recentes da marca francesa, como destaque para o R-Link 2 acessível através de ecrã tátil. Este sistema permite ligação à Internet para obter algumas informações em tempo real, com destaque para o estado do trânsito, notícias ou pontos de interesse locais. No campo da tecnologia destinada à segurança, destaque para o sistema de alerta e travagem automática, que funciona entre os 30 e os 140 km/h para evitar ou atenuar colisões frontais. O cruise control adaptativo, com possibilidade de alterar automaticamente a velocidade em função dos sinais verticais, e o sistema de estacionamento automático são outras opções tecnológicas disponíveis.

O Kadjar só está disponível com o motor 1.5 a gasóleo com uma potência máxima de 110 cavalos. O consumo anunciado é de 3,9 L/100 km. O preço começa nos €29.710.

  • 333