exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Carros

Primeiro elétrico da Volvo vai ser feito na China e chega ao mercado em 2019

Durante a feira automóvel Auto Shangai, a Volvo anunciou que vai produzir na China um automóvel totalmente elétrico que vai ser comercializado em todo o mundo a partir de 2019.

  • 333

Vários fabricantes europeus têm anunciado veículos elétricos a um ritmo que pode considerar quase frenético, o que demonstra bem como as diferentes marcas já não têm dúvidas que o futuro do automóvel está diretamente associado à eletrificação.

Desta vez foi a Volvo, a marca sueca que é detida por um grupo chinês. E é na China que vai ser produzido o primeiro carro totalmente elétrico da Volvo utilizando a plataforma Compact Modular Architecture (CMA) da marca. De acordo com o comunicado de imprensa, «a decisão de produzir o primeiro carro elétrico na China destaca o papel central que a China vai ter no futuro eletrificado da Volvo e sublinha a crescente sofisticação da China como centro de produção da indústria automóvel». O CEO da Volvo, Håkan Samuelsson, referiu ainda que «a eletrificação é a resposta para a mobilidade sustentável». A esta decisão não terá sido alheio o facto de a China concentrar uma boa parte da capacidade de produção de baterias e de o governo deste país ter anunciado um plano de investimento muito forte em veículos elétricos.

Apesar de a marca não ter dado informações concretas sobre primeiro elétrico puro da marca, a utilização da plataforma CMA parece apontar para uma variante da série 40 da Volvo.

A marca sueca está também a desenvolver um elétrico de maiores dimensões baseado na plataforma Scalable Product Architecture (SPA) e confirmou a intenção de apresentar versões híbridas plug-in em todas as séries da marca.