exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Carros

Novo Nissan Leaf: o mesmo pedal para acelerar e “travar”

Sérgio Magno

  • 333

A Nissan divulgou mais uma característica do próximo Leaf, que deverá ser apresentado em setembro: a função e-Pedal que, quando ativada, faz com que o pedal do acelerador funcione também como travão.

Tipicamente, os carros elétricos desaceleram mais do que os veículos de combustão equivalentes quando levantamos o pé do acelerador porque nessa situação o motor elétrico transforma-se em gerador para carregar as baterias – processo conhecido por regeneração. Em alguns carros elétricos é até possível alterar o nível de regeneração, o que evita o uso do travão. É o caso do atual Leaf que tem o modo B para aumentar a regeneração (travagem com o motor).

De acordo com o último comunicado da Nissan sobre o futuro Leaf, este processo de regeneração vai ser amplificado quando o utilizador pressiona o botão e-Pedal. Segundo a Nissan, «Os condutores poderão concretizar 90% das suas necessidades de condução com o e‑Pedal tornando todo o processo de condução mais entusiasmante. Em situações de tráfego intenso ou em percursos citadinos, os condutores reduzirão bastante a necessidade de alternar de um pedal para outro tornando a condução mais simples e mais confortável».

Espera-se que o novo Nissan Leaf tenha mais autonomia que o modelo anterior - os rumores apontam um valor entre 300 a 500 km - e já se sabe que vai incluir a tecnologia de assistência à condução ProPilot, que permite manter o carro automaticamente na mesma faixa de rodagem respeitando a distância de segurança para o veículo da frente.

  • 333