exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Carros

Porsche estuda hipótese de só construir carros elétricos no futuro

A informação foi avançada pelo CEO da empresa, que acrescentou que uma decisão final só será tomada no final da década.

  • 333
Paulo Matos

Paulo Matos

Jornalista

A Porsche está a debater o futuro dos combustíveis fósseis na indústria automóvel, o que está a fazer a marca ponderar avançar para a construção de carros elétricos e descontinuar os motores a diesel. A informação foi avançada por Oliver Blume, CEO da Porsche, à Reuters, embora o executivo tenha adiantado que uma decisão final só deverá ser tomada no final da década.

Oliver Blume reconheceu que o escândalo das emissões da Volkswagen lançou dúvidas sobre a própria marca da Porsche (recorde-se que a Porsche faz parte do grupo Volkswagen). Aliás, neste momento está a decorrer uma investigação que começou em junho para saber se o SUV Porsche Cayenne também adulterou os valores das emissões poluentes, sendo que, na globalidade, o escândalo já custou mais de 14,7 mil milhões de dólares à Volkswagen, recorda a ZDNet.

A Porsche e a Audi são responsáveis por 60% dos lucros do grupo Volkswagen e ambas as unidades esperam obter poupanças significativas no desenvolvimento de veículos elétricos ao partilharem uma nova plataforma de produção. Além disso, a Porsche vai investir cerca de mil milhões de euros na reestruturação da sua principal fábrica de Estugarda para iniciar a produção do Mission E, o seu primeiro veículo totalmente elétrico, que deverá chegar ao mercado em 2019.