Atualização: Pode ler o Primeiro Contacto na Exame Informática Semanal (artigo aberto)
Este é o novo LEAF. O carro elétrico mais vendido de sempre começou a ser produzido em 2010 e, como tal, já tinha um design considerado pouco apelativo. Na verdade, segundo os dados mais recentes, este ano o Renault Zoe já ultrapassou o Nissan no topo dos carros elétricos mais vendidos na Europa e em Portugal. O novo LEAF tem uma estética muito diferente apesar de apresentar dimensões similares ao modelo que sucede.
A bateria da nova versão tem mais 10 kWh, ou seja, um total de 40 kWh que, segundo a Nissan, permite uma autonomia máxima de quase 400 Km de acordo com as normas europeias NEDC. Na prática, contudo, a autonomia real deverá ser inferior, talvez em redor dos 300 km.
Na tecnologia, o principal destaque vai para o ProPilot e para o ProPark. O primeiro permite um modo de condução quase autónomo em autoestrada, mantendo o carro na faixa de rodagem a seguir a velocidade do trânsito. Mas não permite outro tipo de manobras, como ultrapassagens ou tomada de saídas. O ProPark é um modo de estacionamento automático.
A Exame Informática está no Japão na apresentação mundial deste automóvel e publicaremos mais pormenores logo que possível (também esteja atento ao nosso Facebook porque tentaremos fazer diretos). Mas já temos as imagens e muitas informações oficiais que apresentamos na fotogaleria acima.
O novo Nissan LEAF chega ao mercado europeu em janeiro do próximo ano. Uma versão com maior capacidade de bateria deverá chegar alguns meses mais tarde.
Ainda não há informação oficial sobre o preço, mas a Nissan indicou que o preço no mercado japonês, onde o carro começará a ser vendido já a 2 de outubro, vai ser semelhante ao preço da versão anterior. Isto poderá significar que o novo LEAF deverá ter um preço pouco superior ao preço do modelo atual, isto apesar das melhorias na autonomia e na tecnologia.
Principais características técnicas
Comprimento total (mm) |
4480 |
Largura total (mm) |
1790 |
Altura total (mm) |
1540 |
Distância entre eixos (mm) |
2700 |
Largura entre pneus frente/traseira (mm) |
1530-1540/1545-1555 |
Altura ao solo mínima (mm) |
150 |
Coeficiente de resistência aerodinâmica (Cd) |
0,28 |
Pneus |
205/55R16 ou 215/50R17 |
Mala |
435 Litros |
Peso/capacidade |
(kg) |
Tara |
1490-1520 |
Capacidade |
5 passageiros |
Preso bruto |
1765-1795 |
Bateria |
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Tipo |
Iões de lítio |
Capacidade |
40 kWh |
Motor |
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Nome |
EM57 |
Potência máxima |
110 kW (150 CV)/3283 às 9795 rpm |
Binário máximo |
320 Nm /0 às 3283 rpm |
Performance |
|
Autonomia |
378 km (NEDC, estimado) |
Tempo de carregamento (tomadas comuns) |
16 horas (3 kW) |
Tempo de carregamento rápido do alerta a 80% |
40 minutos |