exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Carros

Carro do ano: a contagem decrescente já começou

Quem será o sucessor do Peugeot 3008 como vencedor do prémio mais importante da indústria automóvel em Portugal?

  • 333

A edição deste ano do 35ª Edição do Essilor Carro do Ano 2018/Troféu Volante de Cristal arranca com uma série de novidades que prometem aumentar a eficácia na escolha dos melhores automóveis do mercado português, bem como a visibilidade e o impacto público da iniciativa. Como aconteceu na edição anterior, a Exame Informática faz parte do júri.

As inscrições estão abertas e as diferentes marcas de automóveis preparam-se, agora, para inscrever os modelos cuja comercialização tenha ocorrido de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2017. Os jurados, em representação de alguns dos órgãos de comunicação social mais prestigiados do país, preparam-se para iniciar testes dinâmicos com os diferentes modelos a concurso. Estética, performances, segurança, fiabilidade, preço e sustentabilidade ambiental são algumas das áreas de avaliação dos jurados. O nome da totalidade dos carros a concurso será divulgado no final do mês de outubro. Numa segunda fase, em meados de janeiro, ficaremos a conhecer os sete finalistas.

A eleição deste ano conta com novidades! A criação de um galardão anual designado por “CARRO DO ANO” visa premiar o modelo que represente, simultaneamente, um avanço tecnológico significativo no âmbito do mercado automóvel nacional e o melhor compromisso para o automobilista português em termos de economia (preço e custos de utilização), segurança e agradabilidade de condução.

O modelo premiado será distinguido com o título de “Carro do Ano/Troféu Essilor Volante de Cristal 2018”, recebendo o respetivo representante ou importador o “Troféu Volante de Cristal”. Em paralelo, será galardoado o melhor produto automóvel (versão) em segmentos distintos do mercado nacional. Estes galardões contemplarão seis classes: Citadino, Familiar, Executivo, Desportivo (inclui descapotáveis), SUV (inclui Crossovers), e ecológico.

Referência, ainda, para o prémio Ecológico do ano. Uma distinção especial reservada a veículos com motores elétricos ou híbridos (que combinem motor elétrico e motor térmico). Em foco nesta categoria a eficiência energética, os consumos, as emissões e a autonomia homologados pela marca, tendo igualmente em atenção os consumos revelados durante o teste dos jurados, assim como a autonomia real numa utilização diária.

No caso dos veículos híbridos há que considerar o período ou distância que efetivamente permitem rodar em modo puramente elétrico e, nos modelos 100% elétricos, o aspeto funcional, ou seja, o tempo de recarga e a autonomia.

Prémio Tecnologia e Inovação

Para esta edição, a organização voltará a selecionar cinco dispositivos inovadores e tecnologicamente avançados que consigam beneficiar diretamente a condução e o condutor, que serão apreciados e posteriormente votados pelos jurados em simultâneo com a votação final.

RTP, SIC e TVI juntas no Carro do Ano 2018

A 35ª edição do Essilor Carro do Ano/ Troféu Volante de Cristal é o grande evento anual de consagração da indústria de comércio automóvel em Portugal. Pela primeira vez, desde que existe o troféu, os três maiores canais de televisão portugueses integram o júri garantindo um retorno mediático inédito. Estão presentes um total de 18 jornalistas que representam a imprensa escrita, os meios digitais, a rádio e a televisão. O Carro do Ano/Troféu Essilor Volante de Cristal 2018 é organizado pelo semanário Expresso e pela SIC/SIC Notícias.

HISTÓRIA CARRO DO ANO/PALMARÉS

1985 - Nissan Micra

1986 - Saab 9000 Turbo 16

1987 - Renault 21

1988 - Citroën AX

1989 - Peugeot 405

1990 - VW Passat

1991 - Nissan Primera

1992- Seat Toledo

1993 - Toyota Carina E

1994 - Seat Ibiza

1995 - Fiat Punto

1996 - Audi A4

1997 - VW Passat

1998 - Alfa Romeo 156

1999 - Audi TT

2000 - Seat Toledo

2001 - Seat Leon

2002 - Renault Laguna

2003 - Renault Mégane

2004 - VW Golf

2005 - Citroën C4

2006 - VW Passat

2007 - Citroën C4 Picasso

2008 - Nissan Qashqai

2009 - Citroën C5

2010 - Volkswagen Polo

2011 - Ford C-Max

2012 - Peugeot 508

2013 - VW Golf

2014 - Seat Leon

2015 - Volkswagen Passat

2016 – Opel Astra

2017 – Peugeot 3008

  • 333