exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Carros

BMW lança assistente controlado por voz a partir do próximo ano

Exame Informática

  • 333

O Intelligent Personal Assistant da BMW é um assistente in-car, que pode ser controlado por voz e usado para ajustar definições e monitorizar problemas mecânicos.

Exame Informática

Os BMW com o Operating System 7.0 vão começar a receber o Intelligent Personal Assistant da marca a partir de março do próximo ano. O assistente pessoal vai estar disponível em 23 idiomas, num conjunto restrito de países numa primeira fase e Portugal não deve fazer parte deste grupo.

O assistente poderá ser ativado com o comando de voz “Hey, BMW”, sendo que o nome pode ser definido depois pelo utilizador. Ao invocar o assistente, o condutor poderá dizer “Tenho frio” para que o sistema regule automaticamente a climatização no interior do veículo. A BMW avança que o assistente é inteligente e vai aprender ao longo do tempo as preferências do utilizador.

«A plataforma tecnológica always on-call é uma personagem digital inteligente que responde ao comando “Hey BMW” e tem a capacidade de servir o condutor de várias formas, desde ajustar as definções do veículo, navegação e sistemas de entretenimento até explicar as funções do veículo e até encetar uma conversa», explica a BMW, citada pelo Engadget.

Os condutores podem sincronizar os seus calendários com o carro, para que o assistente consiga dar dicas sobre quando é tempo de partir para determinado evento ou reunião. No futuro, a BMW pretende conseguir alertar para problemas como a falta de pressão nos pneus, partilhar dicas de poupança de combustível ou fazer marcações em oficinas, através desta solução.

Veja o vídeo de apresentação do Intelligent Personal Assistant.