exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Eco

Scooter que troca de baterias quase a chegar...

Mas apenas em Taiwan. A Gogoro tem feito furor na Internet graças ao sistema de troca de baterias e ao design.

  • 333

Sérgio Magno

Compacta e muito futurista, a Gogoro é uma scooter que foi desenhada para responder aos problemas de mobilidade das grandes cidades. O factor mais diferenciador é o sistema de substituição rápida das baterias. A ideia é que os utilizadores não precisem de esperar pela carga. Só têm de passar por um dos postos públicos para trocar a bateria, é só deixar a bateria descarregada no quiosque eletrónico, que fica a carregar para outro utilizador, e levantar uma bateria já "cheia".
Todo o sistema assenta numa plataforma tecnológica para que os utilizadores possam saber onde há baterias disponíveis e gerirem o melhor possível a carga elétrica, que, segundo a marca, permite uma autonomia próxima dos 100 km.
De acordo com a  BBC, a Gogopro vai finalmente poder ser encomendada em Taipei, Taiwan, a partir de 27 de junho. Finalmente porque o projeto tem criado muitas expetativas na Internet desde que a scooter foi anuncia em 2014, três anos depois de a empresa ter conseguido o seu primeiro investimento via capital de risco (50 milhões de dólares).
A Gogoro ainda não anunciou planos para chegar a Europa. Em Taiwan, o preço de venda da scooter é de cerca de 3600 euros, valor que inclui acesso ao sistema de troca e gestão de baterias durante dois anos.
  • 333