exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Eco

Suecos querem pagar a ciclistas para reduzir o tráfego

Uma universidade sueca sugere que o dinheiro recolhido pelas taxas de congestionamento seja reencaminhado para as pessoas que circulam de bicicleta na cidade, para que possam contar com, por exemplo, melhores pneus e suspensões.

  • 333

Paulo Matos

O Instituto Real de Tecnologia da Suécia tem uma solução para ajudar a reduzir o trânsito em áreas urbanas congestionadas: usar o dinheiro recolhido nas taxas de congestionamento (isto é, aquelas taxas que os condutores têm de pagar quando querem levar o veículo para um determinado local) para ajudar as pessoas que circulam de bicicleta a melhorar a sua viatura de duas rodas.

A proposta é que se crie uma espécie de crédito que será atribuído aos ciclistas para que eles possam fazer um upgrade às bicicletas e melhorar, por exemplo, as suspensões ou pneus, avança a Cnet. Atualmente, a maioria das taxas de congestionamento de Estocolmo são direcionadas para a construção de uma autoestrada que circundará a cidade e que será constituída essencialmente por túneis.

Além disso, a instituição sueca também sugere facilitar o transporte de bicicletas em comboios e a criação de uma espécie de “autoestrada” de duas faixas para ciclistas.