exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Eco

Bill Gates vai liderar fundo de mil milhões para criar energias limpas

O fundo tem nomes como Jack Ma e Jeff Bezos na lista dos investidores. O objetivo é reduzir as emissões de gases de efeito estufa para valores próximos do zero.

  • 333
Paulo Matos

Paulo Matos

Jornalista

O fundador da Microsoft, Bill Gates, vai liderar o fundo Breakthrough Energy Ventures, que terá como objetivo reduzir as emissões de gases de efeito estufa para praticamente zero e financiar tecnologias emergentes de energias limpas. À disposição terá uma verba de mil milhões de dólares, o equivalente a cerca de 947 milhões de euros.

Entre os mais de 20 investidores do fundo encontram-se outros nomes fortes do mundo da tecnologia, como Jack Ma (fundador da Alibaba), Jeff Bezos (CEO da Amazon) e Hasso Plattner (cofundador da SAP).

O novo fundo faz parte da Breakthrough Energy Coalition, uma aliança que Bill Gates criou em Dezembro do ano passado para reunir um grupo mundial de investidores empenhados no desenvolvimento de tecnologias de energia, revela a Fortune.

O Breakthrough Energy Ventures terá um ciclo de vida de 20 anos e não estará confinado a um segmento de investimento específico, ou seja, tanto startups em início de vida como empresas já com produtos comercializados poderão receber apoios financeiros. A nível de setores, os alvos também são variados: geração e armazenamento de eletricidade, transporte, utilização de sistemas industriais, agricultura e sistemas de eficiência energética.