exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Eco

Costa Rica passou o ano (quase todo) sem usar combustíveis fósseis

É uma luz de esperança: um país inteiro subsistiu 250 dias do ano passado só com recurso a energias verdes. Mais de 98% das necessidades elétricas da Costa Rica foram alimentadas com energias renováveis.

  • 333

Exame Informática

A Costa Rica deu uma prova importante no caminho da proteção do ambiente e mostrou, durante 2016, que é possível subsistir apenas com recurso a energias limpas. Soube-se agora que o país esteve a usar apenas energias verdes durante 250 dias do ano que passou e que mais de 98% das necessidades elétricas foram alimentadas por energias de fontes renováveis.

Instalações hidroelétricas, geotermais e eólicas foram responsáveis por fornecer a maior parte da eletricidade usada pelos 4,9 milhões de costa-riquenhos, noticia o Mashable. De 17 de junho a 6 de outubro, o país registou 110 dias consecutivos a consumir eletricidade de fontes renováveis, tendo um intervalo de alguns dias depois, onde precisou de combustíveis fósseis também.

Este trajeto, a caminho de um futuro sustentável, começou em 2015, quando o país usou 98,9% de renováveis, um valor acima dos 98,1% registados em 2016.

  • 333