exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Android

Controlar o Flight Simulator com o smartphone

A aplicação de Ricardo Sequeira permite controlar o throttle dos aviões no Flight Simulator, complementando assim os joysticks tradicionais.

  • 333

O controlo da potência (throttle) nos simuladores de voo é, por razões óbvias, fundamental. No entanto, nos joysticks mais simples não é possível fazer esta operação, o que significa que muitos jogadores têm de recorrer ao teclado. A app de Ricardo Sequeira, um entusiasta do Flight Simulator (FS), pretende oferecer aos pilotos virtuais uma nova ferramenta que permite aumentar o realismo do jogo.

O Flight Simulator Throttle Control, que foi testado nas versões 2004 e X do Microsoft Fligth Simulator, apresenta um controlo do throttle tátil, o que pode ser conveniente para colocar junto ao joystick, evitando assim a utilização do teclado.

Além da app para Android, é necessário instalar uma pequena aplicação no PC onde o FS é executado, de modo a que seja estabelecida uma comunicação (via Wi-Fi) entre o smartphone e o PC.

Contactado pela Exame Informática, Ricardo Sequeira revelou que está a planear «adicionar funcionalidades como de flaps, landing gear, autopilot... e outras que possam ser sugeridas pelos utilizadores». O programador prevê ainda apresentar uma aplicação que «simula, através dos acelerómetro e giroscópio, o controlo da "direção" do avião (manche)».

Por enquanto, o Flight Simulator Throttle Control só pode ser descarregado do site do autor em http://ricardo-sequeira.com.

  • 333