exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

IOS

Melhores Apps: acorde com Wake Despertador

Um finalista da Escola Profissional de Braga criou uma app que transforma um telemóvel num despertador de última geração que permite receber previsões meteorológicas e adiar o alarme com um gesto da mão.

  • 333

Pedro Fernandes confessa: «sempre tive alguma dificuldade em acordar». Quando a Escola Profissional de Braga lhe arranjou um estágio numa empresa de Melgaço, o jovem finalista do curso de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos não teve outra alternativa senão desenvolver uma solução capaz de tornar mais fácil a hora de despertar. E foi assim que começou a trabalhar numa app para iOS que permite adiar o sinal sonoro com a passagem de uma das mãos sobre o telemóvel e que revela as previsões meteorológicas para o dia que começa.

«Nenhum despertador de telemóvel funcionava da forma que eu queria», explica Pedro Fernandes.

Em outubro, a Wake Despertador estreou na App Store com duas versões: uma gratuita que apenas permite escolher um único horário de despertar e é limitada no que toca à escolha do sinal sonoro; e uma segunda versão que custa 89 cêntimos e que já permite definir vários horários e sons (ou músicas) e ainda inclui previsões meteorológicas. Em ambas as versões, há duas funcionalidades em comum: para desligar o alarme, o utilizador apenas tem de abanar o telemóvel ou virá-lo ao contrário; e para adiar o alarme (ou snooze, como diz se na gíria).

Atualmente, mais de 4000 pessoas já descarregaram a app. A versão grátis dominou as preferências dos utilizadores, o que, juntamente com o aparecimento de apps concorrentes, levou Pedro Fernandes a apostar numa versão única que será lançada em breve. «A ideia é que a maioria das funcionalidades seja grátis e que apenas os utilizadores que querem ter a central de alarmes tenham de pagar alguma coisa», explica Pedro Fernandes.

A par das funcionalidades pagas, o jovem de 17 anos pretende garantir algumas receitas com a inclusão de publicidade no mostrador do despertador.

Nos planos de Pedro Fernandes está ainda o desenvolvimento de versões para Android e Windows Phone. Enquanto não saem essas versões, promete manter o suporte Wake Despertar e dedicar especial atenção aos pedidos dos utilizadores: «A ideia de criar notificações que indicam que o despertador foi ativado ou a funcionalidade que mostra a hora como se fosse um relógio de cabeceira, quando o telemóvel está na horizontal».

Wake Despertador

Preço: versão grátis ou versão paga (0,89 euros)

Versão: 3.0

Tamanho: 10,7 MB

Requisitos: iOS 7.0 ou posterior

  • 333
  • Melhores Apps: It’s Playing

    IOS

    A nova versão do It’s Playing suporta os codecs de áudio Dolby Digital, incluindo a versão Plus, o que aumenta os formatos de ficheiros diretamente suportados por este leitor de vídeo.

  • Melhores Apps: Jimdo

    IOS

    A app para iOS permite que qualquer pessoa possa criar um site de aspeto profissional, mesmo sem saber uma única linha de código. A Jimdo está disponível em versão portuguesa na App Store.