A Volvo parece estar a levar muito a sério o plano para eletrificar todos os novos modelos da marca até 2019. A nova plataforma Compact Modular Architecture, que estreia no SUV compacto XC40, é um passo muito importante nessa direção porque permite não só juntar dois motores, um a gasolina e outro elétrico para criar versões plug-in e híbridas convencionais, como também permite produzir versões 100% elétricas.
E foi isso mesmo que a Volvo confirmou através de comunicado de imprensa que serviu para anunciar um novo motor a gasolina 1.5 de três cilindros desenvolvido pela própria marca que será usado no XC40 plug-in híbrido. Um motor que, segundo o mesmo comunicado, é uma derivação do motor de quatro cilindros Drive-E já disponível. O novo motor, com uma potência de 150 cavalos, fará parelha com um motor elétrico na versão plug-in híbrido (PHEV). O comunicado não clarifica totalmente se este motor de três cilindros será usado exclusivamente nesta versãi ou se também será aproveitado na versão híbrida convencional e até mesmo para criar uma versão convencional mais de entrada. No entanto, o comunicado indica que «o novo motor de três cilindros foi desenhado deliberadamente para integração nos carros Twin Engine plug-in».
Subscreva a nossa newsletter para receber toda a informação sobre Mobilidade Inteligente
No mesmo comunicado, a Volvo anuncia ainda que «um versão híbrida (convencional) e uma versão puramente elétrica serão adicionadas mais tarde», confirmando assim as informações que apontavam para a produção de um Volvo XC40 totalmente elétrico, o primeiro da marca sueca.
Atualmente, o site da Volvo em Portugal permite configurar o XC40 com motor Diesel D4 (190 cavalos) ou T5 a gasolina (247 cavalos). Para estas versões, os preços começam um pouco acima dos 50 mil euros.
O comunicado da Volvo não menciona a data de disponibilização das novas versões.