Afinal, os carros totalmente autónomos já existem

John Krafcik veio a Lisboa anunciar que a Waymo, anteriormente a divisão de condução autónoma da Google, já tem carros totalmente autónomos a circular sem condutor em vias públicas.
No mesmo dia em que representantes de algumas marcas automóveis vieram ao Web Summit dizer que os carros totalmente autónomos ainda estavam longe de serem uma realidade, John Krafcik, o líder da Waymo, demonstrou que esta empresa já tem carros totalmente autónomos sem condutor a circular em vias públicas nos Estados Unidos. Uma novidade absoluta porque até agora os testes com carros autónomos eram sempre feitos com um condutor humano disponível para assumir o controlo se e quando necessário. No vídeo apresentado ao público no Web Summit, Krafcik demonstrou que a tenologia da Waymo, grande parte desenvolvida quando esta empresa ainda era uma divisão da Google, já atingiu um nível de qualidade que permite manter o carro em circulação sem ninguém no lugar do condutor.
Para John Krafcik, os sistemas de condução semiautónoma não fazem sentido porque criam a ideia falsa de segurança. Para o provar, o líder da Waymo apresentou vídeos captados dentro de carros de testes com sistemas de condução semiautónoma, onde foi possível ver, por exemplo, uma condutora a maquilhar-se e um condutor a dormir. “Os sistemas parcialmente autónomos não funcionam porque verificámos nos nossos testes que as pessoas se sentem demasiado à vontade e depois não estão preparadas para assumir a condução quando tal é requisitado”, explicou John Krafcik, adicionado “precisamos de um sistema totalmente autónomo, de um condutor que nunca esteja bêbado, chateado ou distraído”.
Segundo o responsável da Waymo, os carros autónomos desta empresa já acumulam mais de 5,5 milhões de quilómetros em vias públicas e foram submetidos a testes especialmente complexos, que incluíram tapar parte dos sensores ou conduzir em áreas com alterações momentâneas das vias. Além da condução real, a Waymo também usa um simulador onde pode criar condições especialmente difíceis. Em simulação, os 25 mil carros virtuais já acumularam mais de 4 mil milhões de quilómetros, cerca de 6 milhões de quilómetros por dia.
John Krafcik explica que todos estes quilómetros são importantes para treinar o sistema: “ todos sabemos que a experiência é o melhor professor”.
A Waymo está a preparar-se para oferecer um serviço comercial de partilha de carros autónomos usando os veículos da frota atual, um serviço que também vai servir para empresa estudar as necessidades dos utilizadores.
Relacionados
-
Web Summit: os robôs também têm direitos?
Aimee van Wynsberghe, presidente da Foundation for Responsible Robots, veio à Web Summit agitar consciências. Colocou as questões incómodos sobre robôs que vão simular sentimentos e que podem ajudar ao isolacionismo. E, claro, à medida que os humanoides entrem no quotidiano vai ser importante perceber até que ponto têm direto as máquinas criadas para fazer aquilo que não queremos.
-
O que se obtém quando se juntam dois robôs e um humano excêntrico num palco? Uma tentativa falhada de humor
Os robôs são úteis para muitas coisas, mas o humor ainda não está ao alcance deles. Talvez o cenário mude com o Singularity Net
-
Olá, o meu nome é Mercedes
Depois da Siri da Apple, do “OK Google” e da Alexa, eis que nasce uma nova assistente digital. É da Mercedes e chama-se… Mercedes.
-
Volkswagen e Google anunciam aliança em computação quântica para otimizar trânsito e carros
E se o sistema de navegação do seu carro soubesse onde vão surgir engarrafamentos? E se a Inteligência Artificial conseguisse criar baterias de maior capacidade e mais eficientes? A Volkswagen e a Google anunciaram na Web Summit que usar computação quântica para resolver estes e outros problemas.
Em destaque na Homepage
-
-
-
-
-
Startup de criação de avatares Didimo recebe 4,4 milhões de investimento
12.12.2019 às 9h50
-
-
-
Fortnite vai permitir jogar multiplayer em ecrã dividido numa PS4 ou Xbox One
12.12.2019 às 17h47
-
Nova versão de Chrome avança com proteção contra phishing em tempo real
11.12.2019 às 10h39
-
-
-
Fortnite não volta à loja de apps da Google se não aceitar dar 30% das vendas
10.12.2019 às 11h24
-
-
Tekever: sócio maioritário saiu da empresa depois de processos de arresto
10.12.2019 às 18h45
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
EUA: Tesla bate em carro da polícia quando estava em modo de Autopilot
10.12.2019 às 10h16
-
-
-
-
-
-
-
-
Comentários