exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

MI - Mobilidade Inteligente

Primeiros postos Supercharger da Tesla em Portugal já estão a funcionar

Durante a noite de ontem a Tesla ligou as primeiras estações de carregamento Supercharger, que permitem carregar as baterias dos carros desta marca a grande velocidade. Atualização: já há preço para os carregamento em Portugal.

  • 333

O mapa de supercarregadores da Tesla ainda não indica qualquer estação como operacional em Portugal, mas um grupo de donos de carros da marca norte-americana transmitiram, via Facebook Live, um vídeo da abertura da primeira estação Supercharger. Como a Exame Informática já tinha anunciado, a primeira estação está instalada na zona de Fátima e conta com oito postos de carregamento.

Recorde-se que os postos Supercharger permitem carregar as baterias dos Tesla em pouco tempo: 30 minutos de carga podem ser suficientes para aumentar a autonomia em quase 300 km num Model S. Os Tesla adquiridos antes do início deste ano têm acesso gratuito ilimitado a estes carregadores. Os carros vendidos desde janeiro de 2017 podem continuar a usar a rede da Tesla, mas os carregamentos grátis foram limitados a um total de 400 kWh por ano. Uma capacidade que, segundo a Tesla, dá para “cerca de 1600 km”. Depois de ultrapassado este máximo, a Tesla passa a cobrar «um valor simbólico».

Em resposta à Exame Informática, a Tesla informou que o preço após os primeiros 400 kWh gratuitos é o mesmo que o praticado em Espanha: 24 cêntimos de Euro por cada kWh.

A Tesla informou ainda que segundo parque de carregadores, já instalado num Hotel nos arredores de Montemor-o-Novo, deverá ser ligado «brevemente».

  • 333