exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

MI - Mobilidade Inteligente

Nissan e DeNA começam a testar táxis autónomos já nesta segunda-feira

Sérgio Magno

  • 333

Na próxima segunda-feira já vai ser possível usar táxis autónomos entre a sede da Nissan, em Yokohama, e um centro comercial

O objetivo é ter o serviço a funcionar comercialmente no início de 2020, mas os testes reais vão ser iniciados já a 5 de março. O serviço de táxis-robô denominado Easy Ride vai começar a operar no Japão, mas concretamente na cidade de Yokohama, distrito de Minatomirai, onde está sedeada a Nissan. Os carros vão circular entre a sede da Nissan e o centro comercial Yokohama World Porters. Um teste que, segundo o comunicado da marca japonesa, vai ocorrer em situação de trânsito real num percurso de 4,5 km. Os dados registados durante estas viagens vão ser usados para otimizar o sistema de modo a evitar problemas durante a fase comercial.

Neste serviço desenvolvido pela Nissan e pela DeNA, uma empresa que desenvolve plataformas de comercio eletrónico, os passageiros podem introduzir o destino que pretendem através de texto ou voz e escolher a partir de uma lista de destinos recomendados. Um ecrã integrado no automóvel vai apresentar uma seleção de cerca de 500 eventos e pontos de interesse recomendados na vizinhança. Adicionalmente, estão disponíveis para transferência para o smartphone dos participantes, 40 cupões de desconto para lojas e restaurantes na área.

  • 333