Chama-se I-Pace e é o primeiro carro totalmente elétrico da Jaguar a chegar ao mercado. Tem características que não deixam dúvidas que se trata de um desportivo: aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4,8 segundos, 294 kW de potência (cerca de 400 cavalos), binário de 696 Nm, tração integral (um motor para o eixo frontal e um motor para o eixo traseiro), sofisticado sistema de controlo de tração e vectorização do binário e velocidade máxima de 200 km/h.
A autonomia real anunciada, segundo a norma WLTP é de 480 km (consumo de 21,2 kWh/100 km), o que significa que o novo Jaguar até poderá ultrapassar os 500 km com uma condução mais cuidada. A bateria de 90 kWh de capacidade está entre as “maiores” disponíveis no mercado. A potência de carregamento máxima é de 100 kW o que permite, segundo a marca, carregar 80% da bateria em apenas 40 minutos. Recorde-se que os Postos de Carregamento Rápido públicos que têm sido instalados em Portugal estão limitados a 50 kW de potência máxima, o que deverá significar que, nestes postos, o I-Pace deverá precisar de cerca do dobro do tempo para atingir o mesmo nível de carga.
A comparação inevitável
Durante a apresentação foram feitas algumas comparações com o Tesla Model X, o outro único SUV totalmente elétrico do mercado, com destaque para o teste que mede capacidade de aceleração dos 0 aos 100 Km/h seguido da travagem. No vídeo da Jaguar, o I-Pace levou a melhor aos Model X 75D e 100D neste teste, mas a marca não fez comparações com as versões Performance da Tesla justificando esta opção com o preço inferior do Jaguar. Preço que, para Portugal, começa nos €80.416,69 para a versão S. Estão ainda disponíveis outras três versões: SE (a partir de €88.549), HSE (a partir de €94.750) e a versão especial e limitada First Edition (a partir de €105.220). Comparativamente, o Tesla Model X começa, aproximadamente, nos 96 mil euros para a versão 75D (bateria de 75 kWh), enquanto a versão com autonomia mais próxima da do Jaguar I-Pace, o 100D, tem um preço de entrada de, aproximadamente, 116 mil euros.
No entanto, na prática, a diferença pode ser menor porque verificámos, no configurador do I-Pace que a Jaguar já disponibiliza para Portugal, que ao adicionarmos extras que tornam o I-Pace mais próximo tecnologicamente do Model X o preço aproxima-se dos 100 mil euros.
Ainda no campo das comparações, a Jaguar não anunciou qualquer rede de carregamento da marca, enquanto a Tesla já tem uma rede vasta de supercarregamento, com potência acima dos 100 kW, que já inclui duas estações em Portugal (a terceira já está em construção e deverão ser abertas outras quatro estações até ao final do ano, garantindo uma cobertura total na Europa Ocidental).