exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

MI - Mobilidade Inteligente

Volkswagen quer I.D. Vizzion com autonomia de 640 quilómetros... quando for lançado

O fabricante alemã aproveitou a presença no Salão de Genebra para demonstrar outro conceito de I.D. Vizzion, um carro autónomo com capacidade de andar 640 quilómetros e que não tem volante, pedais ou outros controlos. Mais um carro para a já vasta coleção de protótipos elétricos da VW.

  • 333

Exame Informática

A Volkswagen promete que a versão de produção do I.D. Vizzion mostrado em Genebra deve chegar ao mercado entre 2020 e 2022. O novo conceito da fabricante descreve um carro autónomo, sem volantes ou pedais e que tem dois motores, um frontal com 101 cavalos e outro traseiro com 201 cavalos. O carro classifica-se com autonomia de nível 5, o que significa que não precisa de condutor e nem dá oportunidade para isso, explica o Autoblog.

Os faróis deste modelo são constituídos por oito mil píxeis iluminados e que se ajustam automaticamente para evitar encadear outros condutores ou peões.

Os controlos do carro fazem-se por voz e até por gestos. Há, no entanto, dois botões que podem ser usados para controlar o volume ou outras funções semelhantes. A empresa explica ainda que vão ser usados óculos Microsoft Hololens para que os passageiros a bordo possam ver o que se passa à sua volta, para aceder a gráficos ou outro tipo de ecrãs.

Por fim, o I.D. Vizzion vai ter um sistema de inteligência artificial que monitoriza constantemente o estilo de condução e reconhecimento biométrico para ajustar o interior a cada utilizador, como por exemplo, esticando os apoios de descanso para os pés ou mostrar conteúdos diferentes através do Hololens.

A Volkswagen promete que o primeiro destes carros deve chegar entre 2020 e 2022.