exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

MI - Mobilidade Inteligente

Primeiro Seat elétrico com autonomia para 500 km

A Seat é a mais recente marca do grupo Volkswagen a anunciar um veículo elétrico… Mas só chega ao mercado em 2020

  • 333

2020 parece, cada vez mais, o ano da “explosão” dos automóveis elétricos tantos são os modelos que têm sido anunciados para este ano. Agora foi a vez da Seat que fez um balanço da atividade da marca e anunciou que irá lançar o primeiro modelo 100% elétrico em 2020. A única característica anunciada foi a autonomia: 500 quilómetros.

A marca espanhola garante que vai lançar um novo carro a cada seis meses até, precisamente, 2020. De acordo com o comunicado da marca do grupo Volkswagen, 2017 foi um ano recordes: «Depois de alcançar os melhores resultados da história em 2016, em 2017 o lucro depois de impostos chegou aos 281 milhões de euros, mais 21,3% face ao ano anterior (2016: 232), sem contar com o efeito extraordinário da venda da filial VW Finance, S.A. à Volkswagen AG. Por outro lado, o lucro operacional situou-se nos 116 milhões de euros (2016: 143) em consequência de maiores volumes e atividades de investimento com o lançamento de novos produtos com maiores depreciações».

A eletrificação faz parte da estratégia de crescimento da marca. Quem o diz é o presidente da Seat, Luca Meo: «2020 será o ano da eletrificação na SEAT com o lançamento de uma versão híbrida Plug-in do Leon, construído na fábrica de Martorell, que terá uma autonomia de pelo menos 50 quilómetros, e do primeiro veículo 100% elétrico da marca, fabricado sobre a plataforma MEB do Grupo Volkswagen».

O presidente da SEAT também reafirmou o compromisso da empresa com os veículos de gás natural comprimido (GNC): «Lideramos o projeto de desenvolvimento técnico dos veículos de GNC dentro do Grupo Volkswagen. Com o Arona TGI, que lançaremos este ano, ficaremos com o único SUV em todo o mundo com propulsão a gás natural».

A Seat apresentou um protótipo de um carro elétrico com a marca Cupra no salão automóvel de Genebra. Este carro (na imagem) anuncia uma potência superior a 600 cavalos e foi apresentado como um modelo conceptual para corridas de grande turismo.

  • 333