exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

MI - Mobilidade Inteligente

Este fim-de-semana há rali em Portugal… de carros elétricos

O primeiro rali de carros exclusivamente elétricos vai decorrer sábado e domingo com classificativas nas serras da Arrábida e de Sintra.O primeiro rali de carros exclusivamente elétricos vai decorrer sábado e domingo com classificativas nas serras da Arrábida e de Sintra.

  • 333

Começam hoje, em Oeiras, as verificações técnicas do 1º Portugal ECO Rally, que vai para a estrada amanhã. A prova é organizada pelo Classic Clube de Portugal e está integrada no FIA Electric and New Energy Championship 2018.

Segundo informações da UVE (Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos), que colabora na organização, o Portugal ECO Rally Oeiras está dividido em duas competições onde se vai medir a regularidade, não a velocidade pura: a corrida desportiva propriamente dita, que será efetuada de acordo com as regras da FIA, e a componente turística.

Na vertente desportiva, os participantes terão que ter uma licença desportiva tipo D, que é emitida pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). Na componente turística vão participar privados com carros elétricos que não precisam de qualquer licença além da carta de condução.

Hoje, entre as 18 e as 20 horas, vão decorrer as verificações técnicas em Oeiras e é nos Jardins Marquês de Pombal de Oeiras que amanhã, dia 9, a prova vai ser iniciada. Os concorrentes vão dirigir-se para a Arrábida e regressar a Oeiras pouco antes das 20h. No dia seguinte, domingo, o grupo parte para a Serra de Sintra.

A organização anunciou que vai apresentar os resultados em tempo real no site www.portugalecorally.com. São 30 as equipas inscritas, 5 estrangeiras e 25 portuguesas.

Um dos momentos altos para o público deverá ser a última classificativa, a Oeiras/Prio, plaenada para as 13:15 de domingo. Decorre na estrada marginal de Oeiras, que vai estar fechada ao trânsito, entre as zonas de Paço de Arcos e Santo Amaro de Oeiras.