exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

MI - Mobilidade Inteligente

Carro elétrico da Volkswagen bate recorde na Pikes Peak Hill Climb

O percurso da Pikes Peak Hill Climb serve para os fabricantes testarem a velocidade e agilidade dos novos modelos. Um carro elétrico da Volkswagen acabou de bater o recorde, conseguindo fazer a subida em menos de oito minutos.

  • 333

Exame Informática

O carro foi conduzido por Romain Dumas e conseguiu completar a rampa Pikes Peak Hill Climb em sete minutos e 57 segundos. O percurso data de 1916 e é uma corrida de cerca de 20 quilómetros e uma subida de 1,4 quilómetros. A natureza deste percurso torna-o indicado para os carros elétricos, que não têm tantas dificuldades a lidar com elevadas altitudes e ar rarefeito, condições que podem afetar o desempenho dos carros movidos a combustíveis fósseis.

Em 2015, o Honda CR-Z elétrico venceu o percurso e no ano passado a Faraday Futures colocou o seu FF91 a correr também, recorda o The Verge.

O recorde deste percurso pertencia a Sébastien Loeb, ao volante de um Peugeot 208 T16 Pikes Peak, com 8:13:878. Em termos de elétricos, Rhys Millen conseguiu levar um e0 PP100, em 2016, a fazer a rampa em 8:57:118. Agora, Dumas "pulverizou" ambos os recordes conseguindo 7:57:148. Ou seja, a mítica marca dos 8 minutos foi batida e por um elétrico.

Não se conhecem muitos detalhes sobre os componentes usados neste elétrico da VW, mas sabe-se que algumas das peças vão formar a base de alguns dos próximos elétricos da marca.