exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

MI - Mobilidade Inteligente

Einride T-Log, o camião sueco autónomo e capaz de carregar 16 toneladas

A startup sueca Einride é especialista em camiões autónomos. Agora, foi apresentado o T-Log, que consegue levar 16 toneladas de carga e é completamente elétrico.

  • 333

Exame Informática

O T-Log dispensa completamente combustíveis fósseis e condutor. Este camião foi desenhado especificamente para carregar gigantescos troncos de árvores. A Einride promete que este camião consegue navegar entre estradas em florestas densas, precisamente onde irá buscar a carga que transportará.

A startup sueca usa o software da Nvidia para carros autónomos para garantir autonomia de nível 4 neste T-Log. Há ainda a possibilidade de um controlo remoto, usando a tecnologia da Phantom Auto, noticia o The Verge. Um estudo recente diz que a proliferação de camiões autónomos pode conduzir ao despedimento, em 2030, de 4 a 6 milhões de pessoas em todo o mundo que asseguram este tipo de transporte neste momento.

No que a especificações diz respeito, o T-Log tem uma bateria de 16 kWh que assegura uma autonomia de até 200 quilómetros. O camião deve chegar às estradas, na sua versão final, em 2020.

  • 333