exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

MI - Mobilidade Inteligente

Rolls-Royce também quer táxi voador

Seguindo as pegadas de empresas como a Airbus e a Uber, a Rolls-Royce anunciou o seu conceito de táxi voador, que consegue transportar até cinco passageiros e cujas asas rodam até 90 graus.

  • 333

Exame Informática

A Rolls-Royce é a mais recente fabricante a mostrar o seu EVTOL, de Electric Vertical Take Off and Landing. O projeto da marca de luxo não vai ser completamente elétrico, uma vez que usa turbinas a combustível para alimentar os propulsores. A Rolls Royce explica que há uma bateria para armazenamento de energia e que as turbinas servem para a descolagem, acelerando o processo.

O veículo vai ser bastante silencioso e capaz de transportar pessoas até 800 quilómetros a velocidades que podem chegar aos 400 km/h, noticia o Engadget. Embora o objetivo principal seja o transporte coletivo de passageiros (ou individual para os mais abastados), a Rolls Royce também prevê utilização militar ou de transporte de cargas para o seu EVTOL.

Apesar de nesta fase apenas existirem projetos 3D, a Rolls Royce acredita que este veículo poderá cruzar os céus já no início da próxima década. O motivo para esta confiança é que prevê usar tecnologia já existente. Ainda não há informações sobre qualquer parceria que já tenha sido estabelecida neste sentido, nem se conhecem preços ou datas mais concretas para lançamento.

  • 333