exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

MI - Mobilidade Inteligente

EDP e Efacec criam rede de carregamento rápido para frotas

A empresa fornecedora de energia elétrica e o fabricante de sistemas de carregamento juntaram-se para criar uma nova rede dedicadas a veículos elétricos pertencentes a frotas e para comercializar um sistema de carregamento para condomínios e parques de estacionamento partilhados.

  • 333

Por enquanto são apenas dois Postos de Carregamento Rápido (PCR) instalados junto ao Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa, mas o objetivo é criar toda uma nova rede complementar à rede de acesso público já existente.

De acordo com o comunicado de imprensa, a nova rede de carregadores criada pela EDP em parceria com a Efacec «representa um importante passo na estratégia do grupo para a área da mobilidade e dá uma resposta clara às necessidades crescentes de consumo e aos desafios que se impõem atualmente às cidades em matéria de urbanismo».

Segundo a EDP, esta empresa já está em conversação com potenciais utilizadores e municípios. O objetivo será oferecer a empresas com frotas de veículos elétricos uma estrutura de carregamento ajustada às necessidades dos profissionais. Recorde-se que muitos utilizadores de veículos elétricos se têm queixado de longos tempos de espera nos PCR em consequência do carregamento de carros elétricos pertencentes a frotas, com destaque para os veículos da Uber.

A EDP anunciou ainda que vai passar a comercializar o carregador doméstico EDP Wallbox em modelo de subscrição, com integração no EDP Re:dy, um sistema que permite aos clientes monitorizar e gerir os seus consumos de eletricidade.

A parceria entre a EDP e a Efacec inclui ainda o desenvolvimento de uma solução de carregamento para condomínios e parques de estacionamento partilhados. Este sistema deverá estar disponível durante o primeiro trimestre do ano que vem.

  • 333