exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

MI - Mobilidade Inteligente

Toyota fornece tecnologia de células de combustível de hidrogénio à portuguesa Caetanobus

O primeiro autocarro da Caetanobus alimentado a células de combustível de hidrogénio deve ser demonstrado no outono de 2019. O objetivo é diminuir a poluição e contribuir para um ambiente mais limpo.

  • 333

Exame Informática

A Caetanobus e a Toyota estabeleceram um acordo para a utilização da tecnologia de célula de combustível de hidrogénio da fabricante automóvel em autocarros da empresa portuguesa. José Ramos, presidente da holding Salvador Caetano Indústria, afirma que a empresa está orgulhosa por «ser a primeira empresa europeia a beneficiar da tecnologia de ponta de célula de combustível de hidrogénio da Toyota (...) Estamos convencidos de que o hidrogénio é uma boa solução para autocarros de zero emissões».

Segundo o comunicado de imprensa, a Toyota está a promover a aplicação desta tecnologia além dos carros de passageiros, procurando alargá-la a pesados de carga, pequenos camiões de entregas, gruas e autocarros. O acordo com a Caetanobus prevê o fornecimento de vários componentes e tecnologia para que empresa portuguesa possa desenvolver um autocarro citadino movido a esta fonte mais limpa.

O presidente e CEO da Toyota Motor Europe, Johan van Zyl, salienta que «os autocarros a hidrogénio têm vantagens significativas sobre os outros de zero emissões, como um maior alcance e menor tempo de reabastecimento. Estas vantagens permitem que estes autocarros possam ser operados em trajetos mais longos e que tenham uma maior utilização».

O primeiro autocarro fruto desta parceria deve ser demonstrado dento de um ano.