exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

MI - Mobilidade Inteligente

BMW anuncia i3 com bateria de maior capacidade

O BMW i3 vai ganhar uma bateria de maior capacidade capaz de, segundo a marca alemã, ultrapassar os 300 km de autonomia

  • 333

O citadino 100% elétrico da BMW vai estar disponível com uma bateria de maior capacidade e, como tal, disponibilizar mais autonomia. De acordo com o comunicado da marca, a próxima versão do BMW i3 vai estar equipada com uma bateria de 42,2 kWh de capacidade (120 Ah), o que vai permitir uma autonomia entre 285 a 310 quilómetros de acordo com os testes de medição WLTP (380 a 295 km segundo o ciclo NEDC). Recorde-se as versões atuais do i3 (90 Ah) têm uma bateria de 33 kWh (235 a 255 km de autonomia segundo o WLTP). Apesar de o aumento da capacidade, a BMW informa que a bateria continua a ter a mesma dimensão, o que significa que as células aumentaram de densidade energética. Segundo a informação disponível, a nova bateria continua a usar células produzidas pela Samsung.

O novo i3, denominado 120 Ah, vai estar também disponível numa versão mais desportiva, o i3s, como acontece atualmente. As potências das duas versões não foram alteradas: 170 e 184 cavalos para, respetivamente, o BMW i3 e o BMW i3s . O consumo anunciado é de 13,1 a 13,6 kWh/100 km para o i3 e de 14,3 kWh/100 km para o i3s, que tem pneus mais largos e uma suspensão otimizada para melhorar o comportamento dinâmico.

A potência máxima de carregamento continua nos 50 kW através da porta CCS (corrente contínua, disponível em carregadores rápidos), o que permite carregar 80% da bateria em pouco mais de 40 minutos. Em corrente alternada, a potência máxima é de 11 kW (trifásico), o que permite carregar 80% da bateria em pouco mais de três horas.

  • 333
  • Teste em vídeo ao BMW i3S

    Direto LAB

    Estivemos ao volante de um carro muito divertido de conduzir: o i3S é uma versão desportiva do elétrico, com destaque para as jantes e suspensão que fazem com que este carro curve e trave mais depressa do que o irmão menos potente. Os consumos são um pouco mais elevados e, em condução normal urbana, conseguimos chegar aos 200 quilómetros de autonomia.

  • BMW i3 em análise

    Direto LAB

    A nova versão do i3 tem uma bateria de maior capacidade, uma carroceria de fibra de carbono e um design interior muito bem conseguido. Já estivemos atrás do volante e testamos todas as novas funcionalidades.