exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

MI - Mobilidade Inteligente

Tesla Model X: conheça a tecnologia a bordo num vídeo em direto

  • 333

O Model X é o Tesla mais evoluído e o SUV com melhor aceleração do mercado. Tem Autopilot, grande autonomia (mais de 400 km na versão de 100 kWh) e suporte para carregamentos na rede Supercharger, que permite recuperar quase 300 km de autonomia em meia hora. Neste vídeo, feito em direto via Facebook Live, damos a conhecer a tecnologia a bordo.

Uma das características distintivas da marca de Elon Musk é a tecnologia, mais propriamente como praticamente todos os sistemas dos carros são baseados em software. Quase não há botões no interior porque as funcionalidades são controladas através de um ecrã tátil gigante. As aplicações e opções disponíveis vão aumentado com atualizações gratuitas feitas remotamente através da ligação permanente e gratuita à Internet. Ligação que também permite obter mapas atualizados e o estado de trânsito para a navegação e, até, ouvir música via Spotify.

No ecrã podemos controlar quase tudo no carro, desde a abertura e fecho das portas, incluindo as vistosas portas asas de gaivota. O que nem sempre é prático. Por exemplo, não faz grande sentido termos de abrir diferentes menus só para ligar a luz interior.

O controlo apurado vai ao ponto de se poder definir vários parâmetros do conhecido Autopilot, incluindo qual a velocidade extra que o carro pode imprimir relativamente ao máximo legal. No Model X é até possível alterar a altura ao solo, o que dá jeito para algumas aventuras fora de estrada. Ou não fosse este um SUV com tração integral, apesar de também ser um dos carros com maior aceleração do mercado.

  • 333