Os rumores confirmaram-se e a Nissan apresentou mesmo um novo LEAF na CES, feira que a Exame Informática está a acompanhar em Las Vegas. O que poucos previam é que a Nissan optasse por atribuir a denominação 3 ao novo LEAF, já que o design se manteve.
O grande destaque vai para a maior autonomia possibilidade na versão e+ com bateria de 62 kWh de capacidade, ou seja, mais 55% do que o LEAF 2 com 40 kWh. Esta bateria permite, segundo dados da Nissan, atingir os 385 km de autonomia segundo o ciclo combinado do standard WLTP. Ainda de acordo com a marca japonesa, o LEAF 3.ZERO e+ estará, por enquanto, disponível numa versão Limited Edition com apenas 5000 unidades disponíveis para a Europa – as encomendas deverão ser iniciadas de imediato. A potência ultrapassa os 200 cavalos (160 kW).
A bateria de 40 kWh continua disponível, embora numa versão com as mesmas novidades tecnológicas do e+, a começar por um ecrã tátil mais generoso (oito polegadas) com mais serviços de conectividade, incluindo navegação porta a porta. Com estes dois modelos é introduzida também uma nova versão da app NissanConnect EV que, segundo a Nissan, é «totalmente nova e melhorada». Há, ainda, novas conjugações de cores disponíveis.
A Nissan ainda não anunciou os preços definitivos para Portugal, mas foram indicados preços de referência: valor base abaixo dos €40.000 para a versão LEAF 3.ZERO e cerca de €45.000 para a versão LEAF 3.ZERO e+ Limited Edition. A Nissan prevê iniciar as entregas aos clientes portugueses no verão.
Por enquanto, a marca japonesa não revelou qualquer informação relativa à refrigeração da bateria, mas mantém a garantia deste componente em 8 anos ou 160 mil quilómetros. A versão com maior capacidade será capaz de suportar maiores potências de carregamento: 70 kW com até 100 kw de pico. Recorde-se que a versão com bateria de 40 kWh tem uma potência de carregamento máxima um pouco abaixo do 50 kW.