exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

MI - Mobilidade Inteligente

Renault começa hoje testes de carregamento reversível de veículos elétricos em Portugal

Carregamento do Renault ZOE

Renault

Os testes terão início esta quinta-feira na ilha de Porto Santo, onde opera uma frota de 15 Renault ZOE inserida no «Projeto Porto Santo Sustentável - Smart Fossil Free Island»

  • 333

Francisco Garcia

O grupo Renault deu início aos primeiros testes de carregamento reversível em automóveis elétricos e escolheu Portugal como um dos países para testar esta tecnologia. Esta quinta-feira, 15 Renault ZOE vão ser testados na ilha de Porto Santo, onde vão utilizar carregadores bidirecionais, que permitem modular o carregamento ou o descarregamento da bateria do automóvel em função das necessidades do utilizador e da oferta de eletricidade disponível na rede.

O carregamento pode ser realizado quando a oferta de eletricidade é superior às necessidades, embora, com o carregamento bidirecional, os veículos consigam transmitir eletricidade para a rede elétrica – os veículos elétricos podem ainda servir como unidades de armazenamento temporário de energia.

«Com esta iniciativa, o Grupo Renault assume plenamente o seu papel de líder da mobilidade elétrica para todos. O carregamento bidirecional é um dos pilares dos ecossistemas elétricos inteligentes desenvolvidos pelo Grupo Renault. Nós escolhemos uma tecnologia, integrada no veículo, que permite otimizar o custo das estações de carregamento e, por conseguinte, possibilitar o seu desenvolvimento em larga escala», afirmou Gilles Normand, Diretor do Veículo Elétrico do Groupe Renault, num comunicado de imprensa da marca.

  • 333