exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

MI - Mobilidade Inteligente

Efacec instala primeiro carregador ultrarrápido no Mónaco

A portuguesa Efacec foi escolhida para fornecer e instalar o primeiro carregador ultrparrápido para veículos elétricos. A potência máxima é de 160 kW

  • 333

O primeiro carregador rápido para veículos elétricos instalado no Mónaco foi fornecido pela Efacec. De acordo com o comunicado de imprensa, a empresa portuguesa foi «escolhida pela Société Monégasque de l’Electricité et du Gaz (SMEG) para a conceção e instalação de um carregador ultrarrápido no Principado, mais concretamente no Monte-Carlo Bay Hotel & Resort».

Trata-se de um carregador que entra na categoria dos ultrarrápidos devido à potência máxima que pode fornecer: 160 kW (até 920 volts e 350 amperes). Um valor que permite carregar à máxima velocidade permitida por alguns dos automóveis elétricos mais recentes, como o Jaguar i-Pace, Audi E-Tron e Tesla Model 3.

Segundo a Efacec, «o carregador ultrarrápido é similar a outros equipamentos que a empresa instalou e está a instalar atualmente em várias geografias a nível internacional. A família HV é composta pelos carregadores mais potentes e por isso os mais rápidos do mundo, capazes de carregar a bateria de um veículo elétrico em poucos minutos, carregando cerca de 100 km de autonomia em menos de cinco minutos».

A rede Mobi.E disponível em Portugal também usa carregadores da Efacec, mas, por enquanto, com potência máxima de 50 kW.

  • 333