exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

MI - Mobilidade Inteligente

Madeira vai ter incentivos próprios para a aquisição de veículos elétricos

Demonstração de um sistema de carregamento bidirecional no Porto Santo, usando um protótipo de um Renault Zoe com capacidade de devolver energia à rede elétrica

O Governo Regional da Madeira está a preparar um plano de incentivos para a aquisição de veículos elétricos para aplicar durante 2020. Para o Porto Santo já estão reservados 400 mil euros.

  • 333

Durante uma apresentação aos jornalistas sobre estado de desenvolvimento do projeto Porto Santo Sustentável – Smart Fossil Free Island, que visa libertar a “ilha dourada” de emissões de dióxido de carbono, Patrícia Dantas, Diretora Regional Adjunta de Economia do Governo Regional da Madeira, anunciou que já foram reservados 400 mil euros do orçamento regional para incentivar a aquisição de veículos elétricos no Porto Santo. Segundo a responsável, o parque automóvel da ilha está próximo dos 3000 veículos. Um valor impressionante considerando que a população residente da ilha é de apenas 5000 pessoas – número que chega a quadruplicar durante a época alta de turismo.

Sendo o parque automóvel a principal fonte de emissões de gases de estufa, as autoridades resolveram avançar para um «plano ambicioso» de incentivos. Patrícia Dantas não explicou como vai funcionar este plano, indicando apenas «que as condições vão ser apresentadas brevemente». Quando questionada, pela Exame Informática, sobre a possível extensão dos incentivos para a Madeira, a responsável respondeu afirmativamente, indicando que «estamos já a trabalhar para incluir apoios para a aquisição de veículos elétricos no orçamento regional para 2020».

  • 333