exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

MI - Mobilidade Inteligente

Efacec participa em projeto de carregamento de automóveis sem recurso a cartão ou app

Efacec

Para utilizar os carregadores produzidos pela empresa portuguesa basta usar o seu certificado digital. Os primeiros seis postos de carregamento vão ser instalados em França

  • 333

Francisco JM Garcia

A Efacec vai integrar um consórcio com a Hubject, a Virta e o SDEY para lançar no início do próximo ano um projeto piloto Plug & Charge na região francesa de Yonne, direcionado para o mercado dos veículos elétricos. Com a nova tecnologia, para estabelecer ligação entre o carro e a rede de carregamento basta usar o certificado digital. Uma vez conectado, o carregador recebe dados encriptados do automóvel, concluindo o pagamento com apenas um gesto.

A Efacec vai ser responsável pela produção dos seis primeiros carregadores HV160, a SDEY vai tratar da instalação, a Hubject vai fornecer o ecossistema e as infraestruturas necessárias e todos os postos de carregamento vão estar ligados através da plataforma Virta, estando operacionais à escala europeia.

Segundo afirma Duarte Ferreira, diretor do departamento de negócios da Efacec, em comunicado: «A Efacec está muito satisfeita por contribuir para o desenvolvimento da mobilidade elétrica em França. (...) Projetos como Plug & Charge permitem-nos continuar a fornecer os nossos produtos e competências para tornar a mobilidade sustentável uma realidade na Europa.»

  • 333