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Preço da bateria do Nissan LEAF volta aos 7000 euros

A Nissan anunciou um novo preço de substituição integral da bateria: 7000 euros mais IVA e instalação

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Um orçamento que apresentava um custo total de cerca de 30 mil euros para a substituição de uma bateria com capacidade de 30 kWh de um LEAF tornou-se viral nas redes sociais e acabou por ser alvo de uma reportagem na SIC. A Exame Informática confirmou que esse orçamento era, de facto, real e que representava um aumento substancial relativamente ao preço anterior: cerca de 9000. Quando confrontada com as queixas dos utilizadores, Nissan anunciou que estava a rever a política de preços. Agora, a marca japonesa anunciou que vai retomar um valor semelhante ao que praticava antes do referido aumento. A partir de 4 de novembro deste ano, o preço para substituir integralmente a bateria de um Nissan LEAF, independentemente da capacidade, será de 7000 euros, valor a que acresce IVA e o custo da instalação.

No comunicado enviado à comunicação social, a Nissan garante que a necessidade de substituição da bateria é uma situação rada: «Mais de 140 mil Nissan LEAF foram vendidos na Europa desde o seu lançamento em 2010 e a bateria da Nissan provou ser extremamente durável, não havendo registo até hoje de qualquer incidente crítico envolvendo a bateria. A vasta maioria - 99,5% - dos veículos elétricos Nissan mantém a sua bateria original. O pequeno número de substituições de baterias que ocorreram até ao momento foram maioritariamente relacionadas com reparações na sequência de colisões».

A marca relembra ainda que em muitos casos a bateria pode ser reparada: «As baterias são constituídas por 48 módulos que podem ser substituídos unitariamente, evitando assim a substituição integral da bateria». E garante que «apenas tem conhecimento de um cliente que pretende efetuar a substituição integral da bateria fora da garantia em 2019», adicionando que «os Nissan LEAF vendidos atualmente na Europa possuem uma garantia de capacidade de bateria das mais abrangentes do sector, de oito anos ou 160.000 km, com um número de reclamações dentro da garantia extremamente baixo».

Para o fabricante japonês «ao longo destes nove anos os nossos clientes têm tecido muitos elogios em relação ao desempenho e durabilidade da bateria, e não é expectável que tenham necessidade de substituir as baterias durante a vida útil dos seus LEAF e e-NV200».

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