exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

MI - Mobilidade Inteligente

Alemanha quer ter um milhão de postos de carregamento elétrico até 2030

Foto: NurPhoto / Getty Images

Governo e indústria vão discutir nesta segunda-feira qual a estratégia do país na transição para uma mobilidade mais amiga do ambiente

  • 333

«Queremos criar um milhão de pontos de carregamento até 2030 e a indústria vai ter que participar neste esforço.» A frase, da chanceler alemã Angela Merkel, faz parte de uma mensagem em vídeo que a líder partilhou neste domingo, como mote para uma reunião com os principais fabricantes alemães de automóveis nesta segunda-feira, para discutir a transição do país para a mobilidade elétrica.

A concretizar-se, a Alemanha veria o número de postos de carregamento aumentar 50 vezes num período de dez anos, sabendo que atualmente existem perto de 20 mil pontos de carregamento espalhados pelo país.

Apesar do “convite” feito pelo governo alemão, as empresas também querem ver um compromisso do lado público: Stephan Weil, representante máximo da região da Baixa Saxónia e membro do conselho de administração da Volkswagen, quer que o governo se comprometa a elevar o número de postos de carregamento públicos para 100 mil já em 2021. Segundo o porta-voz do fabricante, uma infraestrutura adequada é essencial para que os veículos elétricos tenham sucesso comercial.

De acordo com a Reuters, na reunião entre o governo e os fabricantes alemães vão ainda ser discutidos outros temas, como a aposta em células de hidrogénio e uma possível divisão de “despesas” no desenvolvimento desta alternativa aos veículos de combustão.

Outro tópico que estará em cima da mesa é a preservação de postos de trabalho, com o governo alemão a mostrar-se comprometido em preservar o maior número de trabalhadores possível no setor automóvel durante o processo de transição dos fabricantes para a produção de veículos elétricos.

De recordar que em 2025, cerca de 15% dos carros que circulam nas estradas já serão elétricos.

  • 333