exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Exame Informática Semanal

Comparativo a phones com cancelamento de ruído; a empresa portuguesa que descobre segredos em documentos históricos; o telefone resistente

Na edição 42 da Exame Informática Semanal destacamos o teste de grupo aos melhores auscultadores com cancelamento de ruído ativo do mercado. Nove "phones" que nos permitem ouvir música com grande qualidade ao mesmo tempo que nos isolam do ruído ambiente.

  • 333

Bom dia,

Espero que tenha sobrevivido sem mazelas à Black Friday. Se, como eu, preferiu evitar a confusão e adiar as compras de Natal para daqui a uns dias, nesta edição analisamos alguns produtos com muito potencial para serem prendas… nem que seja para si próprio. A começar por um comparativo que aqueceu as orelhas a toda a equipa da Exame Informática, mas bem mais ao Paulo Matos que analisou, ao detalhe, nove pares de auscultadores com a melhor tecnologia de cancelamento de ruído. Como pudemos verificar, ideais para ouvir música com grande qualidade e isolar-nos de ruídos exteriores de todo o tipo, desde turbinas de aviões a colegas mais faladores. Garantimos: se adquirir com base nas nossas recomendações, não se vai arrepender.

Se está à procura de uma prenda para um familiar que já está farto de partir telemóveis, leia a análise ao Cat S41. Um smartphone “duro para duros” com funcionalidades úteis para quem trabalha em ambientes de construção.

Bem mais suave é o Mazda CX-5 que me transportou durante alguns dias. Na minha opinião, o SUV com o melhor design da categoria e talvez o melhor equilibrado no que concerne a dinâmica e conforto. Infelizmente, peca um pouco na componente de infoentretenimento e ainda vive exclusivamente na era do Diesel.

O Pedro Oliveira também testou carros. Vários e muitos deles bem mais poderosos que o Mazda. E não emitem quaisquer gazes nocivos. Supercarros que podemos conduzir sem sair da sala. Refiro-me à análise do Grand Turismo Sport, um exclusivo para PS4 e, lá está, outra boa opção para oferecer no Natal.

O Hugo Séneca também teve que fazer umas centenas de quilómetros para conhecer a Xpecam X01, uma câmara desenvolvida em Portugal, mas que parece ter saído de um filme de James Bond. Isto porque, por exemplo, é capaz de “ver” pinturas por baixo de outras pinturas ou recuperar texto de mapas que o tempo fez desaparecer. É literalmente, “ver para crer”. E se prefere ver em vez de ler, recomendo que veja a reportagem em vídeo sobre o MASSIVE, considerando o mais sofisticado laboratório de Realidade Virtual da Península Ibérica.

Mais? Muito mais, desde novas revelações sobre o triste SIRESP, passando por tutoriais e apps práticas, até a um supercomputador planeado para a Universidade do Minho. O melhor é ver o Sumário desta edição.

Bom fim-de-semana e, se for caso disso, cuidado com as compras. Já sabe que pode contar connosco se precisar de ajuda.

  • 333