exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Exame Informática Semanal

O superportátil de gaming com 19 mm de espessura e a entrevista com o empreendedor que construiu uma fábrica de smartphones em Portugal

Destaques nesta edição: teste ao Acer Predator Triton 700, o portátil de gaming que mais nos impressionou nos últimos anos; entrevista ao líder da Iki Mobile; análise ao Tenda Nova MW6, que permite criar uma rede Wi-Fi de grande cobertura em minutos; as novidades da LG na área de Inteligência Artificial

  • 333

Esta foi, sem dúvida uma semana marcada por um dos momentos mais impressionantes da história da exploração espacial: o lançamento do Falcon Heavy. Além das imagens incríveis do lançamento e da recuperação dos dois side boosters, ficámos maravilhados a ver o streaming em direto das câmaras montadas no Tesla Roadster que está a caminho da Cintura de Asteroides. Explicamos a importância deste sucesso da SpaceX e de Elon Musk e mostramos os vídeos para quem não viu. Um brilharete que, acredito, até tem o potencial para salvar a Tesla.

A missão do Falcon Heavy teve momentos que pareceram sair de um sonho futurista e para os jogadores o mesmo se pode dizer do Acer Predator Triton 700. Tem apenas 19 mm de espessura e vem equipado com uma gráfica GeForce GTX 1080. Intrigado? O Paulo Matos explica tudo na análise desta máquina.

Também eu fiquei impressionado com dois produtos que testei: o Tenda Nova MW6, um kit com três hotsposts de design apelativo que permite instalar uma rede Wi-Fi capaz de cobrir algumas centenas de metros quadrados em menos de 5 minutos; e o Skoda Kodiaq, que tem características para ameaçar SUV grandes de marcas premium.

Atualmente, não há uma marca de carros portuguesa, mas temos uma marca de telemóveis, a Iki Mobile que construiu uma fábrica de smartphones em Portugal. Fica em Coruche e o Hugo Séneca entrevistou o líder da Iki, Tito Cardoso, para perceber as razões deste investimento e as ambições da marca lusa. Ambição é o que não falta aos criadores do primeiro jogo português para PS4, o Strikers Edge, que tem a particularidade de poder colocar jogadores desta consola a defrontarem jogadores em PCs.

O Pedro Oliveira foi a Cannes descobrir que a LG está a apostar em levar a IA a uma grande variedade de produtos, incluindo eletrodomésticos. Ainda não vai ser desta que vamos poder pedir ao fogão para nos cozinhar um prato especial, mas os assistentes digitais prometem fazer a nossa vida bem mais simples.

Claro que há mais, muito mais e, como tal, o melhor é mesmo ver o Sumário desta edição.