exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Exame Informática Semanal

Os destaques da Exame Informática Semanal nº60

O que importa saber sobre as audiências de Zuckerberg; o teste aprofundado ao novo LEAF; o primeiro rim humano feito com uma impressora 3D; a tecnologia de condução autónoma da BMW...

  • 333

Esta semana ficou, definitivamente, marcada pela audiência, ou melhor, audiências de Mark Zuckerberg ao Congresso dos Estados Unidos. Ainda uma consequência do caso Cambridge Analytica, que revelou que dados de milhões de utilizadores foram usados de forma ilegal. Foram tantas as notícias sobre as perguntas feitas a Mark Zuckerberg e sobre as respostas que o CEO do Facebook deu (e não deu), que é difícil para o comum dos mortais saber o que realmente se passa. E, por isso mesmo, o Pedro Oliveira fez-nos um género de “sumo concentrado” do que aconteceu.

E se a manipulação das pessoas através das redes sociais é um sinal dos tempos em que vivemos, o mesmo podemos dizer do projeto chinês para resolver os problemas de seca no planalto do Tibete: construir milhares de fornalhas para produzir chuva. Sim, até pode parecer fake news, mas não é. O melhor é ler o que o Paulo Matos escreveu para perceber a tecnologia.

Ainda mais impressionante que as fornalhas chinesas é a investigação de Anthony Atala, que já produziu o primeiro rim humano com uma impressora 3D, e que, em entrevista, explicou ao Hugo Séneca como esta tecnologia pode ser usada para salvar milhões de vidas e transformar toda a medicina.

O Hugo foi ainda até Munique andar num BMW topo de gama da Série 7, onde o motorista foi substituído por IA, e aproveitou para entrevistar Dirk Wisselmann, que lidera o novo centro de desenvolvimento da BMW. Uma explicação dos desafios complexos da condução autónoma, que ainda deverá demorar alguns anos a chegar às estradas. Mas, como o Hugo explica, as chamadas de emergência autónomas já são obrigatórias. Desde 1 de abril que todos os carros têm de incluir o sistema eCall. Uma tecnologia que pode salvar muitas vidas.

Ainda nas quatro rodas, fiz cerca de 800 quilómetros a bordo do novo LEAF para apresentar-lhe o que deverá ser o teste mais completo feito em Portugal a este carro elétrico tão aguardado. Há boas notícias no campo da tecnologia, dinâmica e conforto, mas más notícias na componente carregamento rápido.

Das quatro rodas passei para os voos sem tirar os pés da terra. Refiro-me ao teste ao drone Tello produzido pela Ryze Tech e vendido pela DJI. É, sem dúvida, o drone brinquedo mais sofisticado e fácil de pilotar que já testámos. Mas, uma vez mais, descobrimos um bug grave que o próprio fabricante ainda não tinha detetado. A nossa análise já levou a Ryze Tech a trabalhar na correção.

De um drone brinquedo não se espera grande qualidade de imagem, mas o Tello até consegue estar acima da média. Mas fica muito longe do que a Sony RX10 Mark IV consegue fazer. Leia a análise para perceber as razões que nos levam a dizer que esta é a melhor câmara bridge superzoom do mercado.

Como pode ver, há muitas e variadas razões para visitar leitor.exameinformatica.pt.

  • 333