exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Notícias

Asus lança novo software para acelerar o sistema

O novo software de gestão de placas gráficas da Asus permite atingir um maior desempenho através de diversas técnicas de otimização, incluindo alterações do próprio Windows.

  • 333

Sérgio Magno

A Asus está a aplicar uma autêntica revolução no fabrico de placas gráficas. Os novos modelos da marca são agora produzidos de modo totalmente automático, sem qualquer intervenção humana. Este novo método de produção faz parte de um plano mais amplo denominado Asus Auto-eXtreme, que inclui a otimização do design dos circuitos eletrónicos e dos sistemas de dissipação, o que afasta as placas gráficas da Asus dos designs de referência dos fabricantes dos processadores gráficos (Nvidia e AMD).

Deste modo, a Asus garante que consegue trazer vantagens importantes tanto em termos de desempenho como de estabilidade e consumo energético relativamente às placas gráficas concorrentes equipados com os mesmos processadores gráficos.

Mas as alterações da Asus não se ficam apenas pelo hardware. Também os drivers vão incluir mais otimizações, facilitando de sobremaneira o overclock (aceleração do processador gráfico e da memória). O GPU Tweak II vai ser até capaz de intervir no próprio sistema operativo Windows, alterando as propriedades gráfica, desativando serviços e desfragmentado a memória para libertar mais recursos para os jogos.

A interface gráfica do GPU Tweak está agora muito mais minimalista e com muitas funcionalidades automatizadas, em que o utilizador só tem de dar um clique para obter, por exemplo, mais desempenho no processador gráfico sem ter de estar a fazer experiências manualmente.

  • 333